August 17, 2017

Egberto Gismonti ‎– Sonhos de Castro Alves (1982, LP, Brazil)



Lado A
Sonhos De Castro Alves (parte 1)
Lado B
Sonhos De Castro Alves (parte 2)

Musicians:
Egberto Gismonti: piano, synthesizer
Mauro Senise: flute, sax
Silvio Mehry: 2 piano on 'Teatro'
Zeca Assumpcao: contrabass
Nene: drums, percussion
Pepe Castro Neves: voice
Dulce Bressane: voice
Songs written by: Egberto Gismonti

Porão Studio, Río de Janeiro, 1982. EMI-Odeon SPR 1794. 
Nota: Este LP foi editado só com fins promocionais.

Corpo de Baile do Teatro Castro Alves. Temporada 1982. 

Diretor artístico e coreógrafo: Antonio Carlos Cardoso. 
Realização: Secretaria de Cultura e Turismo, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Teatro Castro Alves. Salvador, 1982.  

Inspirado no livro "A.B.C. de Castro Alves" de Jorge Amado e no roteiro de Geraldo Carneiro.
Balé "Sonhos de Castro Alves"
Criação original do Balé Teatro Castro Alves, o espetáculo "Sonhos de Castro Alves" apresentou, numa forma onírica, os desejos, visões e lutas do poeta, buscando mostrar a atualidade de seu pensamento liberal e de sua luta pela liberdade não apenas dos escravos, mas das minorias em geral. 

O livro:
Tema - O livro em forma de ABC, ao mesmo tempo que é a biografia do poeta dos escravos, é uma declaração de amor à liberdade. O escritor ressalta: "Quero é escrever sobre Castro Alves com amor, como um homem do povo, escrever com esse amor que dá a verdadeira compreensão, que nos faz sentir muito mais o que há de humano e de grande e de gênio num poeta, que todos os tratados de teoria poética, e que todos os arquivos, por mais volumosos, por mais bem fichados. Que, ao lado dos meticulosos historiadores, se danem os meticulosos críticos e analistas. Castro Alves era feito doutro barro". 

Histórico - Terminado de escrever na Urca, no Rio de Janeiro, a 21 de março de 1941, o livro foi lançado em 1ª edição pela Livraria Martins Editora, de São Paulo, no mês de agosto de 1941, quando o autor por motivos políticos se encontrava no Prata, tendo sido proibida sua vendagem e exibição nas livrarias pela censura, então a cargo do famigerado DIP. Constava a edição príncipe de 386 páginas e era ilustrada por Santa Rosa Júnior. Passou a integrar a coleção "Obras Ilustradas de Jorge Amado", da Livraria Martins Editora, de São Paulo, como quinto tomo, volume VII, com capa de Carybé, ilustrações de Iberê Camargo e retrato do autor por Carlos Scliar, e até a 24ª edição, de 1975, quando é liquidada dita empresa, passando à Editora Record, do Rio de Janeiro, a exclusividade das editorações, sendo lançada a 25ª edição, de 1977, com 327 páginas, capa de Floriano Teixeira, as ilustrações de Iberê Camargo, retrato do autor por Flávio de Carvalho e foto do autor por Zélia Gattai. A mais recente é a 36ª edição, 11ª pela Record, publicada em janeiro de 1992, com as mesmas características. No estrangeiro o ABC de Castro Alves foi editado, em Portugal, e traduzido nos seguintes idiomas: espanhol, finlandês, francês, polonês, russo e tcheco. Foi adaptado para o teatro com o título de "Sonhos de Castro Alves", balé idealizado por Antonio Carlos Cardoso, com coreografia de Víctor Navarro, música de Egberto Gismonti e encenado pelo Balé do Teatro Castro Alves. 

Sinopse - Muito embora o próprio autor classifique de louvação seu estudo, advertido ser "um livro pobre de bibliografia" e tratar-se mais especificamente de "uma biografia do poeta que mesmo do homem", a verdade é que, bem ao contrário, o texto demonstra ter sido lido e examinado tudo ou quase tudo anteriormente publicado sobre Castro Alves, e que, além disso, todos os passos mais importantes da breve caminhada do poeta pelo mundo são acompanhados pelo biógrafo. Relatada em forma de conversação meio lírica e afetuosa mas substancialmente resultando num hino às liberdades essenciais como fundamento para inteira garantia dos direitos do homem. O mundo atravessava, na ocasião em que o livro foi escrito, um dos momentos difíceis da História e a nossa pátria sofria também sob o guante da ditadura estado-novista, circunstâncias essas que dão àquele trabalho literário a significação de um corajoso pronunciamento como contribuição à luta pela restauração da Democracia. (Fonte: Fundação Casa de Jorge Amado) 


Sonhos De Castro Alves was composed by Gismonti for a contemporary ballet show from Bahia. This LP was distributed only during the shows and made in an ultra limited copies for promotional use only (it was made around 1.000 copies of this).

4 comments:

centraldoprog said...

http://viahold.com/3lEQ

Jorge Rogerio said...

Reup, Please!!! Thanks!!!!

centraldoprog said...

https://www.up-4ever.org/ykhofx9cbgrp

Jorge Rogerio said...

Thanks!!!